Agência Likevix

A importância do marketing para as escolas

O marketing é, reconhecidamente, uma estratégia fundamental para a sobrevivência das empresas, nas mais diversas áreas de atuação. Ele é uma parte importante dos investimentos e, hoje em dia, nem se discute que boa parte do capital de investimento deve se direcionar para melhorar e aperfeiçoar as propagandas que atraem novos públicos e que reforçam a imagem da marca perante o consumidor.

No entanto, isso não é visto de forma tão clara nas escolas. Embora também seja um tipo de empreendimento e necessite de lucro para funcionar, a maioria dos gestores nesse campo tem a sua formação voltada de forma mais efetiva para a educação em si e, por isso, o marketing para as escolas é, muitas vezes, feito de maneira amadora ou pouco eficaz. Porém, o gestor inteligente precisa compreender que essa realidade tem que mudar: divulgar adequadamente pode fazer toda a diferença para uma instituição de ensino!

O marketing e a escola

A escola, como qualquer empreendimento, é uma organização que se relaciona com um determinado tipo de público. Dentro desse contexto, ela precisa praticar e aplicar uma filosofia de marketing adequada, pois é isso que vai garantir melhores números no final do mês.

Além de seu papel social, uma instituição de ensino agrega um conjunto de alunos cujos objetivos são adquirir uma determinada formação e obter competitividade para concursos como o ENEM. Essa realidade nos permite concluir que a escola precisa levar em conta que existem outras concorrentes no mercado e que possuem públicos idênticos, ou seja, para atrair esses clientes é preciso demonstrar os seus diferenciais.

O marketing da escola precisa se valer dos métodos de propaganda mais eficientes e condizentes com o seu poder de investimento: jornais, televisão, revistas, outdoors e internet. Nesses veículos, elas podem demonstrar as suas melhores características, como estrutura, nível de formação dos professores, parceiras e, especialmente, os bons resultados dos docentes que ali estudam. Ainda existe alguma resistência em adotar um posicionamento mais agressivo nesse quesito por parte de alguns gestores mais conservadores, mas o fato é que o mercado vem nos mostrando que as instituições de ensino que melhor investem em marketing são as que estão apresentando maior curva de crescimento nos últimos anos.

Resultados efetivos

Como principais resultados das ações de marketing nas escolas, podemos apontar a evidente melhora na captação de alunos. Não é interessante para nenhuma instituição contar com vagas ociosas, mas o fato é que esse é apenas um dos muitos benefícios que esse tipo de investimento pode trazer.

Além de captar novos clientes, a propaganda de qualidade reforça os laços com os antigos. Isso faz com que a evasão diminua e a satisfação em estar em uma instituição de ensino de qualidade aumente. Os laços entre os estudantes e a escola se reforçam e o poder da marca no mercado se torna cada vez maior.

Conclusão

Não há nada de antiético ou nenhum demérito na instituição que investe em marketing: pelo contrário! Ela se mostra mais antenada com os anseios da nova geração e gera mais segurança e confiança para quem quer investir dinheiro para adquirir conhecimento ali. É uma forma de criar um diferencial e garantir que a qualidade e a capacitação educacional continuem altas, afastando problemas financeiros, reforçando o posicionamento no mercado e garantindo a sobrevivência saudável da instituição de ensino por muito tempo!

Compartilhe: