Atualmente é impossível pensar em um empreendimento de sucesso que não tenha presença marcante na internet. E muitas vezes o marketing via internet é muito mais eficiente e lucrativo que as ações de marketing tradicional. Se a intenção não é a venda direta, no mínimo a empresa se torna mais conhecida, fortalece sua marca entre os consumidores e pode inclusive se tornar referência no seu segmento.
E isso também pode ser aplicado nas escolas? Sim, o marketing digital para escolas hoje não é uma opção, mas uma necessidade. A influência da internet no nosso cotidiano é tão grande que uma empresa, ou escola, fora da rede, praticamente “não existe”, tendo o seu raio de influência significativamente limitado.
Para se estar na internet de uma forma que gere oportunidades para captação de alunos, além da consolidação do nome e da credibilidade da escola, fazendo com que ela se torne referência no ensino, não basta uma página em uma rede social mostrando eventos e atividades, é preciso ações concretas e uma estratégia bem definida de marketing digital, onde possa ser mensurado o ROI (retorno por investimento), sempre trabalhado de maneira a obter resultados cada vez mais expressivos.
Ferramentas de marketing digital – Como usar
O marketing digital poderia existir sem ele – mas seria bem diferente do que é hoje. O Google é a principal página de buscas na internet. E estar bem posicionado no Google é garantir a audiência de milhões de pessoas.
Para chegar lá, há duas estratégias bastante usadas – os blogs e sites, e as campanhas no Adwords (serviço de anúncios do próprio Google).
Google Ads
Esses anúncios do Google, além de posicionarem o anúncio da empresa sempre em locais bastante visíveis na página de buscas, estão em milhares de sites na internet, dando chance ao usuário de ter um alcance incrível. E melhor ainda, os anúncios Google são segmentados por palavras-chave, localização e público-alvo, o que garante que a chance de um potencial cliente visualizar seu anúncio é muito maior.
Blogs e sites
São seu “endereço” na internet. Com o site você pode mostrar todas as vantagens de sua escola. Pode falar sobre a proposta pedagógica, a tecnologia, o rendimento de seus alunos, a infraestrutura, atividades extracurriculares, tudo que torne sua escola atraente e em destaque perante as demais.
Com o blog, além de detalhar o dia-a-dia da escola, você pode tratar de temas educacionais, mostrando sua expertise no assunto e tornando sua escola uma referência, aumentando sua confiabilidade e respeitabilidade aos olhos dos pais e dos alunos em potencial.
Redes sociais
Excelente canal de informação e interação com o público – além de um meio de publicidade incrível – as postagens feitas em redes sociais podem ser visualizadas e compartilhadas por milhares de pessoas, isso em minutos. Assim, é interessante uma conexão entre a página da rede social e o blog – um ajuda a divulgar o outro.
Qual rede social usar? Atualmente existem várias, mas uma importante rede social que não pode ser negligenciada sem dúvida é o Facebook. E para atingir uma boa audiência pode ser interessante o investimento em Facebook Ads, ou seja, as campanhas internas de publicidade do próprio Facebook. Tem funcionamento semelhante às campanhas de publicidade do Google, com a diferença que são veiculadas somente na própria rede social.
E-mail Marketing
É importante se dedicar a construir uma lista de e-mails. Com captação geralmente dentro do blog da escola, as pessoas que dão seus endereços de e-mail, são pessoas realmente interessadas no seu negócio e naquilo que você tem a dizer. Então no e-mail você pode ser mais persuasivo e mais direto, mas também enviando informação de qualidade, para que as pessoas sintam que é vantajoso continuar recebendo seus e-mails.
Automação de Marketing
É a automatização dos processos acima – ou da maioria deles, ou seja, prepara o cliente para a aquisição do produto (ou matrícula, no caso) de forma quase automática, guiando os clientes através do processo de tomada de decisão.
Nesse contexto o conteúdo é extremamente importante, pois para atingir esse resultado, é necessário um conteúdo diferenciado para cada fase do processo de decisão de compra em que o cliente se encontra, deixando para a equipe de vendas, praticamente apenas o trabalho de preparar o contrato, trazendo o cliente já totalmente informado sobre o produto.
E você, tem utilizado o marketing digital de forma eficiente na sua escola? Acha importante dominar as técnicas do marketing digital para obter bons resultados online? Nós podemos entregar os resultados que sua instituição de ensino precisa. Aproveite e agende agora uma reunião!