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4 motivos que fazem a sua instituição perder alunos

Não adianta planejar qualquer investimento se a sua escola ou curso não para de perder alunos, antes ou depois da matrícula. Por isso, é preciso que a instituição se aprimore, eliminando algumas falhas e corrigindo deficiências na abordagem com os clientes (que são os próprios estudantes ou seus responsáveis).

Ainda que muitos gestores não se deem conta, há alguns erros no relacionamento que aborrecem o cliente e podem levá-lo a desistir de se matricular em uma instituição de ensino, ou até mesmo fazê-lo trocar de escola ou curso. Esse tipo de erro deve ser evitado a qualquer custo. Veja os cuidados que você deve tomar tanto antes quanto depois que seu aluno se matricular!

Razões que levam a perder alunos antes que eles se matriculem

Quando um interessado entra em contato com a sua instituição, é seu dever atendê-lo bem para que ele saia com uma boa impressão da sua escola ou curso. Lembre-se: o bom atendimento é um fator que aumenta muito as chances de converter um contato em matrícula.

Entretanto, alguns problemas podem ocorrer nos primeiros contatos e por conta disso o cliente pode até mesmo desistir de se matricular. Saiba quais são esses problemas e entenda como evitá-los!

Desorganização

Ninguém gosta de ser mau atendido, e muitas vezes o atendimento ineficiente é fruto da desorganização. Na realidade, se a escola ou curso não dispor um espaço físico arrumado e de ferramentas tecnológicas capazes de organizar dados, é muito provável que o atendimento a um interessado seja totalmente frustrante.

Sem os recursos que citamos, informações se perdem, a comunicação fica difícil e os contatos tornam-se repetitivos: o cliente em potencial acaba respondendo às mesmas perguntas, toda vez. Quando isso acontece, a pessoa percebe que não está sendo atendida com a devida atenção, o que causa uma péssima impressão a respeito da instituição de ensino e faz ela perder alunos.

Desinteresse

Enquanto alguns contatos se perdem devido a desorganização, em outros casos a instituição de ensino sequer se esforça para criar um vínculo com o cliente. Isso pode ocorrer quando a equipe responsável pela captação de alunos é despreparada e não sabe bem como lidar com os interessados que chegam à instituição.

Cabe à escola ou curso manter o contato com o cliente em potencial. Isso inclui atender com prontidão, retornar ligações e enviar emails, por exemplo. Além do atendimento eficiente, os contatos devem ser produtivos. A instituição precisa, na verdade, conduzir uma conversa. Se a sua escola ou curso não se esforçar para atender a um aluno em potencial, ele também não vai se esforçar muito, e com certeza vai procurar outra instituição para se matricular.

Motivos que levam a perder alunos matriculados

Às vezes uma escola ou curso consegue combater de forma eficiente os problemas na captação, mas depois não mantém os alunos matriculados por muito tempo. Assim, não adianta captar muitos estudantes novos se a perda de matrículas também for enorme.

Diante dessa situação, é preciso evitar problemas no relacionamento com o aluno, pois um desgaste prolongado pode fazer com que ele deixe sua instituição. Veja pontos que prejudicam a relação com o aluno e não deixe que eles façam parte da sua instituição!

Falta de engajamento

Muitas vezes o interesse de um aluno já matriculado vai se reduzindo gradualmente. Isso pode ocorrer porque ao longo do tempo alguns pequenos problemas vão aparecendo e a motivação do estudante vai diminuindo. Todavia, há algumas atitudes que a escola ou curso pode tomar para evitar que essa situação leve a perder alunos.
Essas atitudes fazem parte de um trabalho de engajamento, fundamental porém muitas vezes negligenciado. Nesse caso, engajar é oferecer condições para que toda a comunidade escolar possa ter uma experiência positiva na sua instituição.

Ineficiência

A burocracia e a dificuldade para realizar tarefas rotineiras, como pagamentos ou emissão de declarações, com certeza são motivos de descontentamento entre os alunos . Vale lembrar que a ineficiência leva a um atendimento ruim. Em alguns casos, o aborrecimento constante com problemas burocráticos pode levar o aluno a se afastar da sua instituição e procurar outra que o atenda melhor.

Portanto, cabe à escola ou curso estabelecer processos eficientes para atender às demandas dos alunos.

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